Secretaria de Educação aplica prova da OBMEP de forma presencial em escolas da rede municipal

Com o objetivo de estimular e promover o estudo da Matemática e contribuir para a melhoria da educação básica, a Prefeitura Municipal de Vera Mendes – PI, por meio da Secretaria de Educação, realizou durante os dias 13 e 14 e 15 de julho, presencialmente nas escolas municipais, a aplicação da 16º Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP.

A OBMEP é um projeto nacional promovido com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC, voltada para os alunos das escolas municipais, estaduais, federais e privadas, que estejam matriculados nos segmentos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e todo o Ensino Médio.

O projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas tem como intuito principal contribuir para estimular o estudo da Matemática, identificar jovens talentosos, incentivar o ingresso dos estudantes em áreas científicas e tecnológicas e promover a inclusão social pela difusão do conhecimento.

A olimpíada é composta por duas fases. Na primeira, os alunos se submetem a uma prova de 20 questões objetivas. Os aprovados nessa fase, passam para a segunda etapa, prevista para o dia 6 de novembro de 2021, que consiste da realização de uma avaliação com seis questões discursivas. Em razão da pandemia, nesta edição, em Vera Mendes os alunos foram divididos por turmas.

A Diretora do Ginásio Municipal José de Andrade Maia, Ednalva Vera da Costa, explicou que a aplicação da prova foi divida em dois níveis I e II, por turmas, de forma escalonada no período diurno e no horário matutino, e com aplicação de provas também, zona rural.

De acordo com a secretária de Educação de Vera Mendes, Elisangela Marques, que esteve acompanhando a avaliação, neste ano mais de 170 alunos da rede municipal de ensino realizaram a prova, incluindo, alunos do EJA – Educação de Jovens de Adultos.

A expectativa é que a divulgação dos classificados para a segunda fase seja feita no dia 09 de setembro. Os estudantes que alcançarem os melhores desempenhos serão premiados com medalhas de ouro, prata e bronze ou certificados de menção honrosa. Os Professores das escolas também receberão prêmios.