História

Data de Instalação: 01/01/1997 Gentílico: veramendense Área: 341,97 km² Densidade Demográfica: 8,83 hab/km² IDH**: 0,503

LOCALIZAÇÃO Mesorregião: Sudeste Piauiense Microrregião: Alto Médio Canindé Distância da Capital: 387,8 km Altitude: 297,00 m

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Vera Mendes, pela Lei Estadual nº 4810, de 14-12-1995, desmembrado de Itainópolis. Sede no atual distrito de Vera Mendes (ex-localidade). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997. Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

A cidade de Vera Mendes nasceu de uma fazenda  de  gado  localizada  próxima  a um riacho de nome: Riacho Gambá. O mesmo tem esse nome devido a grande quantidade de gambás  na  região. Praticava-se a agricultura e a pecuária nesta mesma região, próximo ao  riacho Gambá, devido  o  gado  ser  criado  solto e o fácil acesso  a  água .

O início da cidade de Vera Mendes remonta à segunda metade do século XIX, ao  ano  de  1880,  quando  chegam  o  casal  Antônio  Raimundo  da  Vera  e Barbara  Mendes  de  Carvalho,  a  mesma  vindo  da  localidade  Morro  da  Onça  “Jaicós”  e  Antônio  Raimundo  da  Vera,  vindo  da  localidade  Recanto. Construíram sua casa nesta localidade e estabeleceram-se definitivamente em Umbuzeiro Ferrado.

O nome Vera Mendes, foi dado ao povoado  Umbuzeiro  Ferrado  depois  de ter  alcançado a  condição  de  município  através  da  Lei  4.812  de  14  de dezembro  de  1995,  em  homenagem  às  duas  famílias  pioneiras  Vera  e  Mendes  (1960-1995).  A instalação se  deu  em  1º  de  janeiro  de  1997  com  a  posse  do  primeiro  prefeito  Francisco  da  Mata  Santana.

O município está localizado na região  Centro  Sul  com  uma  área  de  312,2  Km  e  fica  a  387,8  Km  de  distância da  Capital  do  estado.  O seu território é formado por  planalto  e  planície  sendo  que  sua  hidrografia  apresenta  o  rio  Itaim,  Riacho  Riachão,  Riacho  Maxixe,  Riacho  Gameleira,  Riacho  Gambá  e  Riacho  Marimbas,  além  de  vários  pequenos açudes.

Hino Oficial de Vera Mendes

Da sombra do imponente umbuzeiro ferrado, Brilhou um raio de luz veemente. Com força e poder triunfante, prega a justiça permanente. Seus morros e vales revela a força da vida no semiárido; Com muita fé e amor ávido, Semeia esperança nos corações de seus filhos. Vera Mendes terra amada, cheia de vida; De belezas e riquezas tão conhecidas.

Refrão Da união de duas famílias, Nasceu a nossa Vera Mendes; Vera Mendes querida, Vera Mendes amada, por Deus tu és abençoada; Tua glória vem do céu, E dos teus campos vem o mel.

Suas belas paisagens deixam a todos encantados, Com o renovo de sua fauna e vegetação; A esperança de seus filhos é restaurada. Com bravura, coragem e determinação; Seu povo sai ao campo a semear, Esperando a colheita chegar; com alegria no coração. Vera Mendes! Terra amada, sua gente tem muita fé. Não desanima, não desiste, está sempre de pé.

Autor: Genivan Osmundo da Silva
Prefeitura Municipal de Vera Mendes-PI

Rua São Sebastião – Centro – Vera Mendes – Piauí.

Telefone: (89) 3458-0043